
O Campeonato Brasileiro de Stock Car ou simplesmente Stock Car é a principal modalidade de automobilismo do Brasil. Foi criada em 1979.
Em 1993, foi criada a Stock Car Light com o objetivo de facilitar o acesso aos estreantes na Stock Car. Com provas ocorrendo como preliminares da Stock Car V8, seguindo o mesmo calendário. Alguns pilotos passaram pela categoria, entre eles: Giuliano Losacco, Cacá Bueno, Thiago Marques, Carlos Col (hoje organizador e promotor do Campeonato Brasileiro de Stock Car), Mateus Greipel, Luis Carreira Jr., Diogo Pachenki, Pedro Gomes, Guto Negrão, Alceu Feldmann, Nonô Figueiredo, David Muffato, Fábio Carreira entre outros.
Em 2003 aconteceu a troca dos Ômega pelos mais modernos Astra. Na temporada de 2004 os Stock Light ganharam os motores V8 com menos potência do que os Stock V8: 350 cavalos contra 450 HP da mais tradicional categoria do automobilismo da América Latina.
Em 09 de dezembro de 2007, a Stock Car Light viu um acidente fatal que tirou a vida de Rafael Sperafico, de 28 anos, que morreu em um acidente durante a sexta volta da etapa de Interlagos. Ele era primo de Rodrigo
e Ricardo Sperafico que atuam na Elite da Stock Car Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário