
A Fórmula Truck é atualmente a categoria mais popular do automobilismo Brasileiro. A categoria é composta de caminhões modificados. São 6 marcas de veículos e atualmente correm 24 pilotos em 14 equipes.
A origem da categoria surgiu do contato entre o caminhoneiro santista Aurélio Batista Félix e o jornalista português Francisco Santos. Em 6 de Setembro de 1987 houve a primeira corrida no circuito do Autódromo Nacional de Cascavel no Paraná. A prova de exibição juntou 35 pilotos e foi batizada de "I Copa Brasil de Caminhões". Com o acidente fatal de um dos participantes durante a corrida o projeto ficou abalado e Francisco Santos se retirou três anos depois.
Em 1994 a preocupação com a segurança foi prioridade para a realização de uma nova apresentação de volta da categoria para caminhoneiros e empresários do setor no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A categoria começou a se consolidar em 1995 com a disputadas de quatro provas demonstrativas. Foram realizadas nas cidades de Cascavel e Londrina (PR), Tarumã (RS) e Goiânia (GO). Em Goiânia compareceram mais de 120 mil pessoas. Em 1996 foi disputado o primeiro campeonato da categoria, com regulamento definido e homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo. A primeira prova oficial, disputada em Guapor (RS) contou com 13 caminhões no grid.
Morreu na noite de 5 de Março de 2008 o criador da Fórmula Truck, Aurélio Batista Félix, em decorrência de uma hemorragia estomacal. Félix tinha problemas no coração e sofreu um infarto na primeira etapa da temporada 2008, em Guaporé, no Rio Grande do Sul.
O treino classificatório que decide o grid de largada é realizada no sábado anterior a prova. Cada piloto pode dar uma volta de aquecimento, três cronometradas e mais uma de desaceleração. Se ele desistir da sua volta, tem direito a uma única tentativa no final do treino.
Na Fórmula Truck o número de voltas de uma etapa varia entre 30 e 35, dependendo da extensão da pista e das condições do autódromo, na etapa do Ceará, que foi incluida em 2006, pelo fato da pista ser curta, a prova foi planejada com 60 voltas. As voltas completadas com o Pace Truck não são contadas como voltas válidas. Nas largadas e relargadas não há um emparelhamento dos caminhões parados e as ultrapassagens são permitidas apenas depois da bandeirada ou quando o farol verde é aceso.
Ao completarem a 12ª volta válida (18ª no Eusébio), os pilotos recebem uma bandeira quadriculada em verde e amarelo, que pontua os seis primeiros colocados. Neste momento, entra na pista o Pace Truck, que neutraliza a corrida para limpeza e retirada de veículos da pista permanecendo de três a cinco voltas. Após a relargada, os caminhões completam o número de voltas estabelecidos e formam o pódio de acordo com a classificação na prova, acrescidos os tempos das penalizações, quando for o caso.
Apesar dos caminhões contarem com potência suficiente para passar dos 200 km/h, há na Fórmula Truck um limite de velocidade de 160 km/h para garantir melhor segurança. A fiscalização acontece com a ajuda de “radares” instalados em alguns pontos ao redor da pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário